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2nd Dec 20

Open Classes on Sound Design: Design sonoro, a escuta de affordances sonoras

Dia 2 de dezembro, 12h, DEI
Gravação da sessão: https://youtu.be/NbP_3JnTsd8


Resumo:
Para apresentar a ideia que o ambiente sonoro é passível de design, a palestra discorre sobre o processo de composição do autor na criação de instalações sonoras interativas e obras multimodais (vide vídeos (Manzolli, J. 2015; 2016a; 2016b; 2020)). Introduzimos a Teoria da percepção/ação (Gibson 015) postulada pelo psicólogo americano James Jerome Gibson na década de 60 (Gibson [1966] 1983). Segundo essa teoria a percepção do ambiente vem do acoplamento com suas affordances: as propriedades do ambiente que indicam possibilidades de ação e são percebidas de forma direta e imediata. O conceito de affordance tem sido aplicado ao estudo da interação humano-computador, na ergonomia, em sonificação (Roddy and Bridges 2018) e no design (Maier and Fadel 2009), entre outros.
Na nossa palestra, apresentamos o nosso diálogo entre composição e affordances sonoras a partir de diferentes obras multimodais (Wassermann et al. 2003; Manzolli and Verschure 2005; Manzolli, J. 2016c).

Bio:
JÔNATAS MANZOLLI (BMath, BMUS, MMath, PhD), compositor e matemático, professor titular da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Brasil, pesquisa o diálogo interdisciplinar entre Música e Ciência e inclui o uso do som em formas alternativas de construção do conhecimento. Ele busca um equilíbrio entre os conceitos formais e científicos combinados com a criatividade artística. Suas composições incluem música de câmara, cenários orquestrais, instalações e obras multimodais. Em 2018 sua produção artística foi reconhecida pela Fundação Rockefeller com o Arts & Literary Arts para atuar como artista residente no Bellagio Center, Itália.

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