CISUC

Open Positions

 EDITAL PARA A ATRIBUIÇÃO DE BOLSA NO ÂMBITO DE PROJETOS  

Encontra-se aberto concurso para a atribuição de uma bolsa de investigação,  no âmbito do projeto SafeForming - “Sistema inteligente de prevenção de defeitos em componentesestampados a frio”, projeto liderado pela empresa TOOLPRESSE, Peças Metálicas porPrensagem, Lda. e com copromotores TECNISATA – Indústria Metalomecânica, S.A., InstitutoSuperior Técnico e Universidade de Coimbra, financiado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), através do programa Portugal-2020 (PT2020), no âmbito do Sistema de Incentivos à Investigação e Desenvolvimento Tecnológico (SI I&DT), e peloPrograma Operacional Competitividade e Internacionalização (POCI – código POCI-01-0247FEDER-017762),nas seguintes condições:

Área Científica:Engenharia Informática.

Requisitos de admissão: Doutorados com conhecimentos em Machine Learning e DataScience. Os candidatos com graus académicos obtidos no estrangeiro terão, obrigatoriamente, de apresentar os registos de reconhecimento desses graus e de conversão das respetivas notas finais para a escala de classificação portuguesa (sempre que ao grau estrangeiro tenha sido conferida uma classificação final), emitidos pela Direção-Geral do Ensino Superior ou porinstituição de ensino superior público portuguesa (regime regulamentado pelo Decreto-Lei n.º341/2007, de 12 de outubro) ou, em alternativa, apresentar o documento de reconhecimento/equivalência das habilitações estrangeiras às correspondentes habilitações portuguesas, emitido por uma instituição de ensino superior público portuguesa (processo
regulado pelo Decreto-Lei n.º 283/83, de 21 de junho).

Plano de trabalhos: Os trabalhos a desenvolver visam proporcionar formação avançada de natureza pós-doutoral, e inserem-se nas atividades do projeto SafeForming, em particular nas tarefas associadas a algoritmos assentes em técnicas de descoberta de conhecimento que permitam detetar, de forma automática, defeitos em peças metálicas que possam comprometera utilização desses componentes em peças da indústria automóvel. Serão consideradas abordagens com base em Redes Neuronais, Deep Learning, Support Vector Machines e Fuzzy Inference.

Regime de Atividade: A atribuição da bolsa não gera nem titula uma relação de naturezajurídico-laboral; é exercida em regime de dedicação exclusiva, e é atribuído ao Bolseiro o Estatuto de Bolseiro da UC, conforme o disposto no Estatuto do Bolseiro de Investigação e no Regulamento de Bolsas de Investigação da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., ambos na sua redação atual.

Local de realização da bolsa: Departamento de Engenharia Informática da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra.

Duração da(s) bolsa(s): Seis (6) meses.

Renovação: A bolsa pode eventualmente ser renovada.

Orientação Científica: Professora Bernardete Ribeiro e Doutor Pedro Prates.

Condições Financeiras da Bolsa: A bolsa ascende a € 1.495 correspondente ao subsídio mensal de manutenção estipulada na tabela FCT. Este subsídio mensal será pago no final do mês, por transferência bancária. A este valor acresce o seguro social voluntário correspondenteao primeiro escalão, caso o candidato opte pela sua atribuição, bem como o seguro de acidentes pessoais. O valor da bolsa não aumentará ao longo de todo o período da sua duração.

Métodos de seleção: A seleção será realizada com base na análise curricular dos candidatos (70%). Os três (3) candidatos melhor classificados segundo a análise curricular serão chamados a entrevista (30%). Caso nenhum dos candidatos tenha nota superior a 50% a bolsa não será atribuída.

Critérios de seleção: Na análise curricular serão considerados os seguintes critérios: histórico de publicações (40%); conhecimentos/experiência na aplicação de técnicas de Machine Learninge de reconhecimento de padrões (30%); e participação em projetos de investigação edesenvolvimento (30%). O júri reserva-se no direito de não preencher o lugar a concurso, caso entenda não existirem candidatos que satisfaçam os requisitos do mesmo.

Composição do Júri de Seleção: Professora Bernardete Ribeiro, Doutor Pedro Prates e Professora Marta Oliveira.

Formalização de candidaturas: As candidaturas devem ser formalizadas através do envio dos seguintes documentos: curriculum vitae do candidato incluindo Formação Académica e respetiva classificação final; informação detalhada que comprove proficiência em Machine Learning; projetos de investigação e desenvolvimento em que participou; carta de motivação; e cópia do certificado de doutoramento.

Envio de candidaturas: As candidaturas deverão ser enviadas por correio eletrónico para bribeiro@dei.uc.pt e avila@dei.uc.pt (colocar no assunto: bolsa SafeForming - PhD).

Prazo para formalização da candidatura: 05/04/2018 a 18/04/2018.

Data de Publicitação: 04/04/2018.

Data limite de candidatura: 18/04/2018.

Informações complementares: Os resultados da avaliação serão divulgados até 90 dias úteis a contar da data limite de submissão de candidaturas, através de envio de comunicação aos candidatos, via correio eletrónico. Após a divulgação dos resultados, os candidatos serão notificados para, caso pretendam, se pronunciarem em sede de audiência prévia no prazo máximo de 10 dias úteis após aquela data. Findo este prazo, os candidatos selecionados terão que declarar, por escrito, a sua aceitação e comunicar a data do início efetivo da bolsa. Salvo apresentação de justificação atendível, a falta da declaração dentro do prazo referido equivale arenúncia à bolsa. Em caso de renúncia ou desistência do candidato selecionado, será notificadoo candidato seriado em segundo lugar.