public.loading

Synopsis

O projeto U-Academy visa organizar, estruturar, integrar e avaliar a eficácia de um conjunto de módulos educacionais, focados em temáticas de diferentes áreas, que serão utilizados e partilhados em disciplinas de cursos de Engenharia das instituições proponentes, duma forma integrada na leccionação ou duma forma complementar, numa perspectiva de apoio à aprendizagem, quer em termos de reforço da transmissão presencial de conhecimentos quer para aquisição de conhecimentos de base que estejam pressupostos mas que o estudante não possua. Os módulos serão constituídos, essencialmente, por elementos documentais multimédia, por ferramentas baseadas em tecnologias emergentes, por componentes de avaliação e por recursos de experimentação online. Alguns dos módulos poderão ser igualmente utilizados, com eventual adaptação, em contextos formativos a nível do ensino secundário e da formação contínua, por exemplo, de docentes do ensino superior e do ensino secundário. Será dada atenção especial à partilha, disseminação e internacionalização dos resultados do projeto.

Funding

Fundação Calouste Gulbenkian

Total budget

€ 47 000.00

Keywords

recursos educacionais, experimentação online, avaliação

Start Date

2015-10-01

Partners

FCTUC, FEUP, FCTUNL, UAçores

End Date

2016-12-31

Publications

2018

M. G. Rasteiro and A. Cardoso, "Contribution to Innovation in Chemical Engineering Education Using Online Resources", in CHEMPOR2018 - 13th International Chemical and Biological Engineering Conference, 2018

2017

A. Cardoso and M. T. Restivo and H. Guerra and L. Palma, "Special Focus: The Use of Emerging Technologies on the Internet of Everything (Guest Editorial)", International Journal of Interactive Mobile Technologies (iJIM), vol. 11, no. 5, pp. 4-5, 2017

A. Cardoso and P. J. C. d. S. Gil and D. Urbano and L. Palma, "Benefits of Using Remote Labs in Intelligent Control Teaching", in 20th International Conference on Interactive Collaborative Learning - ICL2017, 2017

H. Guerra and A. M. Garcia and L. M. Gomes and A. Cardoso, "An IoT remote lab for seismic monitoring in a programming course", in 4th Experiment@International Conference (exp.at'17), 2017

2016

H. Guerra and L. Martins and L. M. Gomes and A. Cardoso, "A Remote Laboratory Architecture for Agile Learning", in Interactive Collaborative Learning. ICL 2016, 2016

A. Cardoso and V. Sousa and M. T. Restivo and P. J. C. d. S. Gil, "Demonstration of a remote lab based on a vibrating beam apparatus", in 13th International Conference on Remote Engineering and Virtual Instrumentation (REV), 2016, 2016

C. Oliveira and C. Teixeira and A. Cardoso, "Development of an E-learning Platform for Storage, Simulation and Online Experimentation of Models of Physiological Processes", in Interactive Collaborative Learning. ICL 2016, 2016

M. G. Rasteiro and A. Cardoso and C. Teixeira and J. Lobo and M. C. G. d. Silva and P. Menezes and M. T. Restivo and D. Urbano and F. Chouzal and J. C. Marques and P. Abreu and T. Andrade and P. J. C. d. S. Gil and L. Palma and H. Guerra, "U-Academy – um projeto colaborativo para partilha e avaliação de recursos para cursos de Engenharia, suportados por experimentação online", in 3º Congresso Nacional e Práticas Pedagógicas no Ensino Superior, CNaPPES2016, 2016

This website uses cookies to improve your experience. Read More